Incenso de Benjoim, o aliado na purificação energética

O incenso de Benjoim é um aroma de purificação e elevação espiritual.  Mas essas são apenas as principais funções desse incenso cheio de significado. Entenda de onde ele é extraído, como atua e como utilizá-lo em casa.

Incenso de Benjoim – o bálsamo dos monges

O incenso de benjoim é utilizado há milhares de anos por monges tibetanos, povos árabes e civilizações indianas. Com um aroma leve e agradável, sua queima é lenta e por isso ele foi incorporado a cerimônias religiosas de rituais budistas e hinduístas. Aqui no Brasil esse incenso foi “abraçado” pelas religiões brasileiras e afro-brasileiras, sendo comum em terreiros de Umbanda, por exemplo.

Origem do incenso

A resina do incenso de Benjoim é extraída do benjoeiro, uma poderosa e majestosa planta da Sumatra (Indonésia) que atinge mais de 30 metros de altura. Com um processo artesanal e sustentável, a resina coletada na Sumatra é distribuída para o mundo todo para a elaboração de incensos e defumadores.

Efeitos terapêuticos do Incenso de Benjoim

O principal efeito desse incenso é a libertação de energias negativas presas no ambiente. Ele foi amplamente utilizado pelos ancestrais em rituais para quebra de feitiços e limpezas energéticas. Juntamente com o incenso de Olíbano e de Mirra, o Benjoim é considerado útil para casos de energia pesada, possessão e exorcismo. Funciona como um purificador de forças do mal do mundo astral e mental.

É conhecido como o incenso da prosperidade e da alegria, efeitos atraídos pelos suaves toques florais e de baunilha presentes no aroma. Favorece a criatividade empresarial, as capacidades intelectuais, a estabilidade emocional, a compreensão e ajuda a desenvolver a intuição.

Por fim, esse incenso está também relacionado ao amor ao próximo e ao desenvolvimento do brilho pessoal. Ele favorece os sentimentos de fé, generosidade e compaixão.

Para o corpo físico

Na aromaterapia, o benjoim é utilizado como elemento de cura para problemas de pele em geral. Seu aroma é considerado também como expectorante, descongestionante e calmante. A sensação de relaxamento é imediata.

Como utilizar o incenso de benjoim

Você pode acender esse incenso sempre que sentir necessidade, não há contraindicações. Embora possa ser usado em qualquer dia da semana, a data mais propícia é às quartas-feiras. Se você sentir que em seu ambiente existem energias carregadas, possessivas ou qualquer baixa vibração, sugerimos que você acenda diariamente um incenso de benjoim no ambiente limpo. Segure o incenso com a mão esquerda e faça o sinal da cruz. Leve a fumaça do incenso a cada canto do ambiente, chamando o seu anjo pelo nome e dizendo: “Cada casa tem um canto, cada canto tem um Anjo. Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo.” Faça isso até deixar de sentir a carga negativa no ambiente.

Combinações e sinergias com este incenso

Esse incenso combina com outros aromas de função de purificação, veja nossas sugestões:

  • Benjoim e canela – limpa o ambiente e destrói larvas astrais
  • Mirra e Benjoim – Tem ação repousante e relaxante. Facilita a meditação e expande o campo da consciência. Proporciona elevação espiritual.
  • Benjoim, Olíbano e cânfora – limpeza de ambientes e pessoas carregadas negativamente.

O incenso de Benjoim combina bem com a energia dos Signos de Virgem e Capricórnio.

Ver coleção de Incensos Naturais

Saiba mais: